História da lingerie #1: os anos 40 e a beleza feminina

Na hora de construir looks e escolher suas peças, nada melhor que contar com boas referências de moda. Com o passar do tempo, tendências são lançadas e passam a influenciar modelagens, como, por exemplo, as famosas lingeries dos anos 40.

O estilo vintage voltou com tudo para os guarda-roupas das fashionistas. As calças de cós alto, as blusas, as camisetas e até as peças de roupa íntima feminina feitas hoje em dia possuem muitas influências do retrô.

Continue a leitura e confira o que fez sucessos entre as mulheres nos anos 40 para se inspirar na hora de escolher suas roupas e montar seus looks!

A influência da 2ª Guerra Mundial

Fatores históricos modificam completamente o comportamento das pessoas e, também, a moda. Em 1939, a Segunda Guerra Mundial atingia a Europa e fez com que países estabelecessem políticas de racionamento de produtos, dentre eles os tecidos.

Assim, as fábricas focaram em produzir uniformes, paraquedas e bolsas para militares, fazendo com que as mulheres passassem a modificar suas roupas, repensando vestimentas.

Tecidos mais baratos também entram em foco, já que os recursos eram escassos. A viscose e a fibra-sintética atingem sua época de ouro e estouram entre as consumidoras.

Modelagem e peças

Influenciada pela produção militar, a moda passa a contar com modelagens mais retas, com ombros arredondados e mangas largas nos casacos, bolsos, botões, cintos e cores mais sóbrias.

Mulher desfilando com modelo militar que inspirou as lingeries dos anos 40.

O estilo reto, lembrando as vestimentas militares com cores sóbrias e monocromáticas, é famoso até hoje. Foto: Reprodução | The Style Talker

A feminilidade era levada aos looks com cintos presos à cintura, modelando o corpo. Corpetes e lingerie com cinta-liga começaram a fazer sucesso para auxiliar nessa tarefa.

Com os homens na guerra, as mulheres ocupam espaço nas fábricas e, com isso, as calças passam a ser uma peça presente no guarda-roupa – fato que, até então, não era socialmente aceito.

Lingeries nos anos 40

As influências e as tendências da moda se estendem, também, para a história da lingerie. As pin-ups passam a estampar pôsteres e calendários com baby dolls, camisolas, sutiãs push-up e lingeries com espartilho.

Modelos vestindo diferentes lingeries dos anos 40.

As lingeries com espartilho ganham fama nos anos 40, ajudando mulheres a definir melhor a curva do corpo.

A beachwear também se destaca com calcinhas de cós alto e sutiãs bem estruturados. Todas essas modelagens ajudavam diretamente na estruturação do corpo feminino, levando curvas e sensualidade às mulheres.

Modelos e atrizes, como Marilyn Monroe e Rita Hayworth, tornam essas peças ainda mais acessíveis ao público, influenciando o uso e o consumo de muitas mulheres.

Acessórios

Os acessórios mais produzidos e procurados pelas mulheres, na época, foram os de cabeça. Com a necessidade de manter as madeixas bem comportadas devido ao trabalho nas fábricas, chapéus, lenços, boinas e turbantes fizeram sucesso.

Mulher usando acessório de cabeça dos anos 40.

Aliados às roupas retas, os chapéus ganham destaque, com telas e redes que auxiliavam no trabalho de prender os cabelos das mulheres.

Além deles, presilhas, grampos e até quepes com estilo militar auxiliaram nesse processo.

O mundo da moda pós-guerra

Com o fim da guerra e a necessidade de estimular e movimentar capital, surge o termo prêt-à-porter, também conhecido como ready to wear

Ele significa, em questões práticas, que as marcas e fábricas que antes faziam peças por encomenda passam a produzir em massa e comercializar de forma mais direta. Logo, o acesso à moda se torna mais prático e simples.

Por possibilitar um contato mais direto com a moda, por fazer com que as mulheres atingissem marcos importantes – como o acesso às calças – e por contribuir para a evolução das lingeries, a moda dos anos 40 influencia looks e desfiles até hoje.

Mulher utilizando casacos inspirados na moda dos anos 40.

Ainda hoje, as cores e estilos dos anos 40 influenciam desfiles e fashionistas ao redor do mundo. Foto: Reprodução | The Style Talker

Nos últimos anos, designers e estilistas têm revisitado o passado cada vez mais para criar coleções. Na hora de se produzir, é legal se lembrar dos cintos, da modelagem com foco nas curvas e da cintura alta, que conquistaram as mulheres da época.

Para tirar mais inspirações para o dia a dia e ficar por dentro das novidades, fique de olho nos próximos capítulos da série “História da Lingerie”, mensalmente lançados no blog da Recco. 

Além disso, assine a newsletter e receba informações, dicas, e muito mais semanalmente na sua caixa de entrada. É só preencher o formulário abaixo!

Você também pode gostar

Comentários

  1. parabens pelo otimo conteudo, gostei bastante do post !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Mundo Recco