Saúde mental: por que cuidar dela é tão importante?

O bem-estar no cotidiano vai muito além do cuidado com o corpo, é preciso também pensar nos cuidados com saúde mental. Com o aumento da quantidade de informações que recebemos todos os dias, as tarefas que dependem cada vez mais da nossa atenção constante, cresceu também o número de pessoas que estão mentalmente esgotadas. Por isso é tão importante tocar nesse assunto!

Nós convidamos a psicóloga Roberta Costa Sinzker (CRP 08/25262) para falar um pouco sobre o impacto da saúde mental na nossa vida. Além disso, ela vai dar algumas dicas para que você cuidar da sua mente no dia a dia sem complicações. Confira a seguir:

Por que cuidar da saúde mental é importante?

Segundo a psicóloga Roberta Costa, a saúde mental afeta diretamente a forma como lidamos com as emoções e os sentimentos. Ao longo de um mesmo dia podemos experimentar tanto sentimentos “bons” quanto “ruins” e é preciso estar sempre pronto para administrar essas mudanças e intensidades.

“É importante cuidar da saúde mental pois é através dela que conseguimos nos ajustar as situações de adversidade, impor limites, reconhecer aquilo que faz sentido em cada momento, tendo assim um autoconhecimento”, complementa.

Quando nossa mente não está bem, essas mudanças de sentimentos podem causar desconforto, estresse e até mesmo deixar o corpo doente. Sim, quando a saúde mental não está em dia, o corpo também pode sofrer com isso.

7 formas de cuidar da saúde mental no dia a dia

Você sabia que é possível cuidar da saúde da sua mente apenas com algumas mudanças no cotidiano? De acordo com a Roberta, simples passos são suficientes para viver melhor e com a cabeça no lugar, garantido um bem-estar completo de corpo e mente. Venha conferir essas dicas:

1. Tenha uma boa noite de sono

Dormir não é apenas algo prazeroso, é também uma necessidade básica para manter nossa saúde física e mental. Já percebeu como você fica de mau-humor quando não tem uma boa noite de sono? É a mente dando um alerta! Garantir uma boa higiene do sono na hora de dormir pode ajudar a dar mais qualidade a este processo.

2. Cuide da alimentação

Uma boa alimentação com variedade de alimentos é fundamental para manter a saúde mental, isso porque existem alguns nutrientes que auxiliam as atividades neuroquímicas, podendo até reduzir os efeitos de certos transtornos mentais.

3. Pratique atividade física

A atividade física é um pacote completo em favor da saúde. Ela ajuda a controlar os hormônios,  melhora a qualidade do sono, diminui o estresse e ainda dá mais disposição para passar o dia.

4. Não abra mão dos momentos de descanso

Desligar a mente e ter momentos de descanso de qualidade é essencial para viver bem. Você pode aproveitar esses instantes fazendo algo que gosta, ou apenas ficar deitada. Não fique pensando nas obrigações do cotidiano, pois isso pode afetar seu descanso.

5. Sinta os sentimentos

Sentimentos e emoções têm por objetivo sinalizar algo e nem sempre somos ensinados a dialogar com eles. Acolher e validar as emoções e sentimentos é um processo fundamental para cultivar a saúde mental. Vamos entrar nessa jornada do sentir?

6. Tenha pessoas para compartilhar a vida

Roberta explica que é importante ter uma rede de apoio e pessoas de confiança com quem contar, não só os momentos bons, mas também nas horas difíceis. Compartilhar a vida faz bem e saber que tem alguém ao nosso lado quando precisamos faz muito bem para a mente!

7. Fique atenta aos sinais do seu corpo

Como você se sente? É possível estar atento aos sinais que seu corpo te dá? Ouvir o nosso corpo é uma maneira de regular a saúde mental, já que ela sempre dá sinais quando algo não vai bem. Fique sempre alerta!

Lembre-se: compartilhar o motivo de não estar tudo bem pode ser uma alternativa para se sentir melhor, seja com alguém de confiança que possa acolher o sofrimento ou um profissional. Busque ajuda sempre que necessário e jamais deixe de lado a sua saúde mental!

    Nome

    E-mail

    Você também pode gostar

    Comentários

    1. olá Recco, adorei seu conteúdo.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *