Câncer de mama e autoestima: como amenizar os impactos da doença

O câncer de mama é uma doença que não atinge apenas o corpo, mas também a autoestima da mulher. Apesar disso, existem formas de amenizar esses impactos, seja com pequenas ações no dia a dia ou com a ajuda de profissionais. Se você quer saber mais sobre esse assunto, confira o conteúdo completo a seguir:

Qual é a importância da autoestima de pacientes com câncer de mama?

Em um momento tão delicado como esse, a autoestima tem um papel fundamental. O diagnóstico, as incertezas, os medos, as mudanças físicas… Tudo isso pode abalar o emocional das pacientes e fazer com que elas se sintam invalidades, incapazes e até mesmo merecedoras de todo o sofrimento que estão passando.

Câncer de mama e autoestima: como amenizar os impactos da doença?

Apesar de não parecer, é possível fazer com que os impactos do câncer de mama na autoestima da mulher sejam menores. Não é simples, nem fácil, mas esses pequenos passos podem ajudar:

Tenha uma rotina

Manter uma rotina é essencial nesse momento, não apenas para “manter a mente ocupada”, mas também para que a mulher perceba que ela pode fazer as coisas do cotidiano sem problemas. Além de criar um calendário para as tarefas, é essencial ter um tempo também para o merecido descanso.

Participe de grupos de apoio

Conhecer a história de outras mulheres que passaram ou estão vivendo a mesma coisa pode ser de grande ajuda! Além de compartilhar seus sentimentos, dúvidas e medos, é possível criar uma rede de esperança e força para enfrentar esse momento juntas.

Pratique exercícios

A prática de exercícios não é só importante para manter a saúde física, mas também essencial para manter a mente sempre no lugar. Isso acontece porque, ao se exercitar, o corpo libera substâncias como a dopamina e a serotonina que promovem sensação de prazer e felicidade. Só não se esqueça: saiba quais são os seus limites para não causar danos ao seu bem-estar.

Use roupas que você ama

Nesse momento de fragilidade, muitas mulheres acabam deixando de lado seu estilo próprio, mas isso não precisa acontecer! Use as roupas que você mais gosta, faça combinações, compre novas peças e realce ainda mais seu estilo único. Precisa usar lenço? Harmonize o acessório com o look e se sinta poderosa!

E os produtos de beleza que você mais gosta

Cuidar da aparência não deve ser motivo de vergonha, ainda mais em um período tão ímpar como esse. Faça sua skin care, passe aquele batom que você adora e deixe que os produtinhos de beleza que você gosta façam parte do seu dia a dia sem culpa!

Não deixe de sair com suas amigas

Outra coisa que faz muito bem para a autoestima é estar cercada de pessoas especiais, por isso não deixar que o diagnóstico impeça de estar com quem ama é superimportante. Chame as amigas para jantar, viajar e se divertir muito. Mas é claro: respeitando todos os seus limites nesse momento.

Faça planos

O diagnóstico do câncer de mama pode trazer consigo muitas incertezas para o futuro, tanto para quem está doente quanto para as pessoas que estão a sua volta. Entretanto, é muito importante continuar fazendo planos e organizando o dia a dia mesmo com esses medos. Além de ajudar na autoestima, é uma forma de criar mais forças para enfrentar esse momento!

Você conhece alguém que está passando por esse momento tão delicado? Então descubra como apoiar uma mulher que está enfrentando o câncer de mama e saiba como ajudar da melhor forma.

    Nome

    E-mail

    Você também pode gostar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *