Férias em casa: 15 dicas para sair do tédio e passar momentos incríveis em família

Seja por falta de orçamento ou tempo, passar as férias em casa sem poder sair e viajar parece ser um grande desafio. Apesar disso, há muitas possibilidades a serem exploradas para curtir esse momento de um jeito divertido e inesquecível!

Para te ajudar a aproveitar esse tempo da melhor forma com toda a família, trouxemos algumas dicas preciosas de atividades, brincadeiras e muito mais. Confira a seguir:

1. Cozinhar

Reunir a família toda na cozinha e preparar seus pratos favoritos juntos podem ser uma maneira divertida de passar o tempo. Comecem pelas receitas mais simples e depois usem a imaginação para criar e ousar. Não se esqueça: facas, garfos e outros objetos cortantes devem estar bem longe das crianças. Segurança em primeiro lugar sempre!

2. Karaokê

É hora de soltar a voz e cantar suas músicas favoritas! O karaokê é uma solução divertida para entreter a família toda e sair do tédio. Se você não conseguir um microfone de verdade, não tem problema: improvise um com garrafas, embalagem de shampoo ou até mesmo com o controle da televisão. O importante é soltar a imaginação e a voz!

3. Cinema em casa

Reúna todo mundo na sala e faça sessões de cinema com direito a muita pipoca, refrigerantes, sucos e guloseimas gostosas. Monte uma lista com os filmes que cada um gosta e organize entre os dias das férias, assim dá tempo de assistir tudo e agradar a todos.

4. Acampamento no quintal

Que tal aproveitar as noites estreladas e quentes para fazer um acampamento no quintal da sua casa? Monte a barraca, separe as lanternas, travesseiros, sacos de dormir e comidinhas para quando bater a fome como se vocês estivessem indo acampar de verdade. Vocês podem contar histórias para as crianças, observar o céu, cantar e desfrutar de um momento único sem precisar viajar.

5. Desfile de moda

Tire as roupas do armário e faça um desfile de moda com toda a família! Escolha em qual lugar da casa será a passarela, coloque uma música bem animada para tocar e usem a criatividade para criar combinações incríveis com as peças que vocês têm em casa. Essa é outra forma divertida de aproveitar – e muito! – as férias em casa.

6. Brincadeiras em grupo

Outra opção para passar o tempo sem tédio é fazer brincadeiras em grupo. Algumas opções clássicas, mas muito divertidas, são mímica, pique-esconde, “quem sou eu?”, pega-pega e stop. Vocês também podem criar um jogo totalmente novo e único, basta soltar a imaginação!

7. Piquenique no jardim

O jardim da sua casa pode ser o cenário perfeito para fazer um piquenique bem gostoso e divertido em família. Monte uma cesta com as comidas e bebidas que vocês mais gostam, escolha uma toalha ou outro pano para forrar o chão e aproveite o dia com todos!

8. Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro não podem faltar nas férias em casa! Além de entreter crianças e adultos, eles nos fazem pensar e refletir. Lembre-se sempre de escolher opções que podem agregar todos de sua família, até mesmo os filhos pequenos.

9. Noite de dança

Dançar faz bem para o corpo, para a alma e é uma ótima forma de curtir uma noite em família! Afaste os móveis para abrir espaço, crie uma playlist com músicas bem animadas e dançantes, e se jogue na pista. Para ficar ainda melhor, coloque luzes coloridas ou piscantes no cômodo escolhido para fazer a festa.

10. Criar brinquedos

Reutilize materiais e use da imaginação para confeccionar brinquedos novos e divertidos. Essa é uma ótima opção para passar o tempo e também para incentivar as crianças a criarem com suas próprias mãos.

11. Arte

Desenhos, pinturas, colagens… Tudo é possível para fazer arte! Use do tempo livre das férias em casa para deixar a criatividade tomar conta e criem juntos verdadeiras obras-primas. Vale usar todos os tipos de materiais: lápis de cor, giz, tintas, papéis coloridos e muito mais.

12. Leitura em família

A leitura é, sem dúvida, uma fonte valiosa de conhecimento para todas as idades. Ler em família é melhor ainda, pois é possível compartilhar ideias, dúvidas e expressar as opiniões sobre as histórias. Inclusive, essa prática não deve estar presente apenas nas férias, mas no cotidiano como um todo.

13. Caça ao tesouro

Esconda objetos por toda a casa e pelo quintal e faça uma caça ao tesouro com as crianças. A recompensa para quem encontrar mais itens pode ser uma comida gostosa ou a possibilidade de escolher a próxima atividade que vocês vão realizar.

14. Atividades físicas ao ar livre

Não deixe que a preguiça tome conta das férias! Chame todo mundo para praticar atividades físicas ao livre e desfrutar de um momento cheio de energia e bem-estar. Andar de bicicleta, correr e pular corda são algumas das infinitas opções que vocês podem escolher.

15. Organizar fotos

Revisite memórias preciosas e aproveite o tempo em família para organizar os álbuns de fotos que estão bagunçados. Essa é uma forma bem legal de reunir todo mundo e relembrar os bons momentos que vocês já passaram. Além disso, as crianças podem ter a oportunidade também de conhecer um pouco mais de suas próprias histórias.

Gostou das nossas dicas? Aproveite muito esse momento de férias em casa para descansar, curtir a família e fazer atividades incríveis em conjunto.

    Nome

    E-mail

    Você também pode gostar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em DICAS