Benefícios do Yoga: cuidando do corpo e da mente

Os benefícios do yoga nos convidam a mergulhar em um universo de calma, equilíbrio e bem-estar. Afinal, sabemos que em meio à correria do dia a dia, é essencial encontrar momentos de tranquilidade e buscar manter o compromisso com o autocuidado. Isso nem sempre é fácil, não é? E é por isso que a prática de Yoga pode se mostrar uma grande aliada, contribuindo para o seu bem-estar físico e mental.

Com suas posturas, respirações e meditações, ele nos ajuda a conectar corpo e mente, aliviando o estresse e a ansiedade. Originário da Índia e com mais de 5.000 anos de história, o yoga foi introduzido no mundo ocidental séculos antes de Cristo. Embora tenha várias vertentes e derivações, sua essência fundamental permanece a mesma: a busca pela harmonia entre corpo, mente e alma.

Vamos explorar os inúmeros benefícios que essa prática milenar pode trazer para para a sua vida? Continue a leitura.

Instrutora demonstrando Benfícios do Yoga veste conjunto Recco

Um gesto de autocuidado

Ao praticar Yoga, estamos nos dando o presente do autocuidado. Estamos nos dando o tempo e o espaço para nos conectar com nós mesmos, para nos nutrir e fortalecer. Durante a prática, doamos para nós mesmas o nosso tempo de cuidado, amor e respeito.

O Yoga nos convida à conexão com o nosso corpo de uma forma gentil e compassiva. Essa prática pode ser um grande presente de autocuidado de nós, para nós mesmas, é a reserva de um tempo e espaço para nos conectarmos com nosso interior.  Yoga é autoamor!

Fortalecimento muscular

Um dos benefícios do Yoga é o impacto positivo que essa prática milenar pode trazer para os nossos músculos. Com suas posturas, movimentos e alongamentos, ele trabalha todos os grupos musculares, desde os mais profundos até os mais superficiais. Isso ajuda a melhorar a força, a resistência e a flexibilidade dos músculos, tornando o nosso corpo mais preparado para as atividades do dia a dia.

A prática também ajuda a aliviar a tensão e a rigidez muscular, que são problemas comuns para quem passa muito tempo sentada em frente ao computador ou fica em pé por muitas horas. Além disso, as posturas e os movimentos do Yoga estimulam a circulação sanguínea e a oxigenação muscular, ajudando a reduzir a fadiga, melhorar a recuperação após o exercício e auxiliando o corpo na prevenção de problemas circulatórios e AVCs. Yoga é saúde!

Atenção plena

A atenção é um gesto de amor. Por isso, hoje, vamos falar sobre um dos mais profundos e transformadores benefícios do Yoga: a atenção plena.

Quando você pensa em meditação, qual é a primeira imagem que te vem à mente? Muitas pessoas pensam na posição de lótus, isso já demonstra a profunda ligação entre o estado meditativo e a prática dessa atividade milenar.

O Yoga nos coloca em posturas e posições que nos convidam a observar nossos pensamentos, emoções e sensações corporais. Isso nos traz para o momento presente! Em um mundo que nos bombardeia de informações o tempo todo, é revolucionário estar atento.

A atenção plena e a presentificação ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade de uma rotina sempre cheia,  melhorando nossa saúde mental e emocional. Além disso, ela pode nos ajudar a melhorar nossa concentração, foco e memória.

O fluxo da nossa respiração está intimamente relacionado com o sistema nervoso, por isso uma respiração relaxada e equilibrada nos ajuda a entrar nesse estado de atenção mais facilmente. Além disso, praticar exercícios de respiração mais fortes e treinar os músculos que controlam a respiração nos ajuda a manter e fortalecer nosso sistema imunológico.

E não podemos esquecer que a atenção plena também pode nosauxliar  a melhorar nossos relacionamentos, tornando-nos mais presentes e atentos às necessidades dos outros. Isso fortalece nossos laços afetivos e nos ajuda a cultivar relacionamentos mais saudáveis e harmoniosos. Yoga é conexão!

Palavra da instrutora

Depois de entendermos os benfícios do Yoga, uma pergunta pode estar pairando na sua mente neste momento: “Como eu começo?”.
Quem traz a resposta de tudo que você precisa para começar a sua prática de Yoga é a instrutora Dani Corazza.

 

Continue a leitura para descobrir os conselhos da Dani:

Olá! Tudo bem? Namastê! =)

Meu nome é Dani Corazza, professora de Yoga e proprietária do estúdio OKA Yoga, em Maringá. É com muita felicidade e honra que estou aqui, falando com você hoje a convite da Recco sobre a prática do Yoga.

Com base nos meus anos de prática pessoal e transmissão dessa filosofia totalmente prática e aplicável no cotidiano, reservei algumas reflexões para dividir com vocês! Vamos lá?

 

PERMITA-SE EXPERIMENTAR!

Mesmo que você já tenha lido sobre Yoga, escutado alguém falando sobre sua própria experiência, ou ainda, assistido alguma prática/aula/filme/documentário, acredite: a experiência é bastante individual e qualquer tentativa de traduzi-la jamais será capaz de alcançar a vivência real. Então, permita-se tentar!

VÁ DE CORAÇÃO ABERTO!

É comum que as pessoas busquem a prática para diminuir o estresse, ansiedade, dormir melhor, reduzir dores, melhorar a flexibilidade e/ou mobilidade. E, realmente, em algum momento, praticando com constância e sinceridade, esses benefícios podem chegar. Mas gostaria de trazer uma reflexão para ampliarmos o olhar sobre o Yoga.

A prática nos traz naturalmente para mais perto de nós mesmos, através da constante presentificação. Isso permite que ampliemos a consciência sobre nossos corpos (físico, mental, emocional, energético e espiritual) de tal maneira que, não raro, aquilo que nos levou a buscar a prática (o que queremos) começa a se unir ao que verdadeiramente precisamos (e que muitas vezes nem temos consciência que precisamos)! É um processo constante de auto-observação, acolhimento, transformação e evolução.

TODO CORPO É UM CORPO DE YOGA

Não importa sua estatura, peso, cor, idade ou gênero. O Yoga é uma prática acessível a qualquer pessoa! As posturas (chamadas Asanas) possuem adaptações e a ideia é que você, no seu tempo, mergulhe na essência delas e vá desapegando das formas. O que importa é a sua disponibilidade interna para acessar cantinhos muito especiais seus, (re)descobrindo-se e (re)conhecendo-se em cada prática.

 

Nos vemos no tapetinho? Hari OM!

Com amor,

Dani.”
Já se sente pronta para começar a praticar Yoga e embarcar numa jornada rumo a você mesma?
Vem com a Recco escolher os looks mais confortáveis e lindos para os seus momentos de autocuidado e ganhe um tapete de Yoga exclusivo em compras acima de R$ 390.

 

 

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em DICAS