Emprego novo, vida nova: dicas para mudar o rumo da sua carreira

A carreira profissional é um pilar importante na vida da mulher, uma ferramenta de independência financeira, estabilidade e satisfação. Em um momento de muitas mudanças e a busca por um novo capítulo na vida, um emprego novo pode ser revigorante e uma forma de traçar novos caminhos de muito aprendizado e reconhecimento.

Pensando nessas pessoas que desejam procurar um novo trabalho, nós preparamos um guia incrível com dicas preciosas para começar a caminhada de um novo emprego e se adaptar da melhor forma. Confira a seguir!

Emprego novo: por onde começar?

Antes de qualquer coisa, você precisa analisar o que procura num trabalho, os tipos de tarefas que gostaria de realizar, a área em que quer atuar e suas capacitações para a mesma. Não adianta nada se candidatar para uma vaga qualquer se ela não se encaixa naquilo que você deseja.

De acordo com a Gerente de Recursos Humanos, Carla Jaqueline Volpato, não há uma fórmula mágica que faça a busca pelo emprego novo ser um sucesso, mas alguns passos são imprescindíveis para auxiliar nesse processo. Ela afirma que é preciso estar sempre preparado, fazer pesquisas e não ter medo de questionar na hora da entrevista.

Carla também acrescenta algumas dicas práticas para quem ainda está inseguro com todo esse processo. Confira a seguir:

  • Prepare e estude seu currículo: antes de se candidatar para as vagas que lhe interessam, certifique-se de que seu currículo está completo e com todas as informações atualizadas. Esse documento é a sua porta de entrada para a empresa;
  • Busque informações sobre a empresa e o cargo: é importante conhecer a fundo a empresa em que se candidatou, seus valores e as funções que você irá exercer dentro dela. Use o site oficial da instituição e outros canais para saber mais da sua história e todas as informações pertinentes;
  • Esteja atenta à sua comunicação verbal: o momento da entrevista será primordial para o sucesso do processo. Evite usar gírias, fale com calma e use uma linguagem mais formal na hora da conversa;
  • Não omita informações: responda todas as perguntas da entrevista com sinceridade e jamais omita informações importantes da sua jornada profissional. Isso é muito importante para evitar problemas e constrangimentos no futuro;
  • Fale somente o necessário: para o bom andamento da entrevista, evite conversas fora do contexto e seja bem objetiva em suas respostas. Isso poupará tempo e evitará conversas indesejadas;
  • Cuide da comunicação não verbal: você está sendo avaliada o tempo todo, então sempre preste atenção na sua postura, nas gesticulações e outras formas de comunicação não verbal;
  • Faça perguntas: não tenha medo de fazer perguntas pertinentes e sanar todas as suas dúvidas em relação ao cargo almejado. Fazendo isso você estará mostrando interesse e também evitará possíveis surpresas ou frustrações caso seja escolhida nesse novo emprego;
  • Confie no seu potencial: de nada adianta buscar um novo rumo na sua carreira profissional se você não acredita no próprio potencial. É preciso ter confiança no próprio trabalho para poder superar obstáculos, atingir objetivos e se destacar em meio a um mercado tão competitivo.

Além desses passos tão importantes, a analista de Recursos Humanos, Everline Galarça, acrescenta: “Ao final da entrevista, agradeça a oportunidade e coloque-se a disposição da empresa, isso mostra humildade, respeito e real interesse pelo trabalho”.

Emprego novo: como se adaptar?

Ao garantir a vaga em um novo emprego, uma nova dúvida surge: como posso me adaptar à empresa e ao meu novo cargo da melhor forma? Para auxiliar você nesse momento tão importante, Carla e Everline elencaram 9 dicas muito valiosas:

  1. Seja humilde;
  2. Ouça mais e fale menos;
  3. Seja proativo mesmo diante das dificuldades encontradas;
  4. Faça perguntas pertinentes;
  5. Mantenha um bom relacionamento interpessoal;
  6. Apresente-se para os novos colegas de trabalho;
  7. Pesquise sobre a empresa constantemente;
  8. Alie-se a colaboradores engajados;
  9. Não perca tempo com assuntos que não sejam de relevância para sua adaptação ou crescimento.

Seguindo esses passos e sempre acreditando no seu potencial, você vai se adaptar rapidamente e sem problemas.

Emprego novo: o que vestir?

Essa é uma dúvida muito comum na hora de embarcar em um novo emprego já que cada área de atuação tem suas particularidades. Além disso, muitas empresas possuem regras de vestimenta e um dress code próprio. Por conta disso, é preciso sempre estar atenta a esses detalhes e tirar todas as dúvidas antes do primeiro dia de trabalho. 

Alguns locais permitem um vestuário mais casual, porém, para evitar problemas, aqui estão algumas dicas:

  • Evite os decotes cavados;
  • Na hora de usar saias e vestidos, escolha peças com comprimento do joelho para baixo;
  • Camisas e blazers são sempre bem-vindos;
  • Como você passará todo o expediente usando a mesma roupa, lembre-se de escolher peças confortáveis;
  • Converse com o RH e tire suas dúvidas sobre o dress code da empresa;
  • Se não existe regras delimitadas, não tenha medo de sempre fazer combinações novas e sofisticadas – tudo de forma profissional e sóbria.

Para inspirar você a montar looks incríveis para o seu emprego novo, nós trouxemos algumas opções de combinações lindas e modernas com peças Recco. Dá só uma olhada:

A combinação body + calça de alfaiataria é um encanto e rende um look bem elegante.

Peças mais largas garantem mais conforto e comodidade para passar o dia.

O slip dress com casaco é a opção perfeita para os dias mais frios.

Lingerie à mostra com blazer rende um look supermoderno e elegante (porém não é em toda empresa que você pode usar essa combinação)

Um conjunto de tecido macio pode ser a escolha perfeita para quem não quer abrir mão do conforto na hora de escolher o look para o trabalho.

O que achou das nossas dicas? Preparamos tudo com muito carinho para que você comece essa nova fase com segurança e sem dúvidas. Compartilhe esse post com as mulheres que você conhece e que também estão a procura de um novo emprego!

Você também pode gostar

Comentários

  1. Amei as dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em DICAS