Tipos de lingerie: 9 peças para ter no guarda-roupa

Tipos de lingerie

Um guarda-roupa cheio de modelos e tipos de lingerie é o que todas queremos. Mas há um detalhe que acaba nos gerando dúvida: afinal, qual a melhor ocasião para usarmos cada peça?

Pensando nisso, listamos aqui os principais tipos e quais as melhores situações para cada um deles. Algumas peças são versáteis e funcionam praticamente em qualquer ocasião, sendo quase impossível errar. Outras, no entanto, são específicas e passam uma mensagem direta, exigindo que você saiba exatamente quando e onde usar.

Confira a seguir todas as nossas dicas e boa leitura!

Sutiã

Tipos de lingerie e sutiã

Junto com a calcinha, o sutiã faz parte do conjunto básico de lingerie feminina. É o parceiro inseparável de toda mulher e também conta com muitos modelos, além de se encaixar melhor com cada tipo de corpo.

Apesar de sua função “simples”, sustentar os seios, a grande variedade de formatos e estilos pode causar dúvida na hora de escolhê-lo para uma situação específica. Veja alguns modelos:

  • Corpete ou bralette: seu diferencial é o corpo alongado. Esse sutiã tem base que pode ir até a altura do umbigo e não possui bojo. Pode ser usado por qualquer mulher, mas é mais indicado para as donas de seios firmes;
  • Estruturado: criado mais especificamente para mulheres com seios grandes, o modelo se adequa bastante ao tamanho e faz com que os seios sejam moldados, com sustentação e firmeza;
  • Meia-taça: tem um desenho próprio para quem quer valorizar o decote, mas não quer abrir mão do conforto. Funciona para todo tamanho de seio;
  • Push-up: são modelos que aumentam os seios e ainda dão uma levantada. É um dos modelos que têm menor distância entre as taças e pode ter seu fechamento feito na parte frontal;
  • Top: um dos tipos mais confortáveis de sutiã, possui tecido suficiente para cobrir todo o seio, mantendo-o firme. Isso permite que as mulheres façam exercícios sem se preocupar com a movimentação, que pode causar incômodo e dor;
  • Triângulo: muito confortável, é um sutiã que possui taças em formato triangular feitas de renda ou algum tecido fino. Por não proporcionar muita sustentação, é indicado para as donas de seios menores e firmes.

Camisolas

Elas podem ser definidas como um tipo de lingerie feminina que tem média variação. Isso porque as diferenças entre os modelos de camisola vão se dar pelo tamanho (curto ou longo) e também pelo material (com renda, microfibra, tule, etc).

Isso, por si só, pode direcionar o uso da peça de acordo com a ocasião. Para o dia a dia, em noites de calor, a camisola básica de tamanho curto, feita de microfibra, é a mais indicada por causa da leveza e conforto do tecido.

Já quando o assunto é elegância, as camisolas longas são perfeitas, pois dão um ar de importância à ocasião e são extremamente vistosas. Como são belas e magnânimas, o ideal é que sejam usadas em situações especiais.

Falando em situações especiais, as camisolas de tule, por exemplo, são altamente sedutoras, pois a transparência, com a cor certa, cria um belo efeito no corpo, valorizando as formas. Se acompanhadas de rendas e calcinhas certas, são um arraso!

Calcinha

Dispensando apresentações, a calcinha é a peça coringa no mundo da lingerie feminina. Ela está presente em quase todas as situações, combina com tudo e, com certeza, toda mulher tem uma.

Só que, apesar dessa fama, o segredo para usar a calcinha não está na peça em si, mas no modelo. Isso porque há muitos tipos de calcinhas (sim, MUITOS!), e cada um deles pode passar uma imagem diferente para a ocasião.

  • Calcinha biquíni: sua cintura é baixa, com laterais razoavelmente maiores e a parte de trás média. Um dos modelos mais conhecidos;
  • Caleçon: possui cós baixo e as partes laterais largas. Seu formato faz um desenho que valoriza bastante o quadril da mulher;
  • Fio dental: a principal característica do modelo é a parte traseira diminuta. É muito confortável e, apesar da sensualidade, também é considerado um modelo básico para o guarda-roupa feminino, pois não marca nas roupas;
  • Tanga: laterais estreitas, e a cobertura considerada média. É uma peça coringa que pode ser usada em praticamente qualquer ocasião;
  • String: com a parte lateral fina (por isso o nome “string”, que significa “fio”, “corda” ou “barbante”), essa calcinha pode ser regulável ou não. O cós deste modelo é baixo, e a parte traseira é de média para pequena, cobrindo pouco.

E se você pensa que as variações acabam por aqui, especialmente os tipos de lingerie, não se engane, pois ainda há outros modelos, como as calcinhas de renda, sem costura, as variações, como o fio dental duplo, cores diferentes, entre outras. E se você está se perguntando, “mas onde eu uso tudo isso?”, a resposta é: depende!

Cada modelo pode ter sua “utilidade”, então é preciso analisar: um vestido justo pede uma calcinha que não marque. Agora, se a ideia é valorizar o bumbum, um modelo fio dental é o mais indicado.

Cinta-liga

Dispensa apresentações e até recomendações. A cinta-liga, por seu aspecto diferenciado, já se caracteriza como uma peça especial. É praticamente unanimidade que ela traz sensualidade ao visual, transformando a ocasião.

Seja para uma noite especial, seja para “transformar” uma noite comum em um momento inesquecível, a cinta-liga é a peça que traz ares diferentes e tem um “impacto” perceptível nos homens.

Tipos de lingerie no site

Se você ainda não conhece, é importante saber que a cinta-liga é usada junto a uma meia-calça sete oitavos, que é ligada através de sua barra por colchetes. Para quem quer algo diferente em uma noite romântica e ainda não tentou, esse é o tipo de lingerie ideal, #ficaadica.

Espartilho

Caminhando lado a lado com a cinta-liga, o espartilho é uma “arma de sedução”, porém com uma característica mais abrangente: ele é uma lingerie feminina que pode ser usada como roupa de baixo, ou compor um visual mais sensual com roupas comuns (calças jeans, saias, etc.). Ele cobre a parte superior do corpo e, por muito tempo, teve como função afinar a cintura feminina.

Tipos de lingerie e espartilho

Hoje em dia, esse tipo de lingerie tem uma função mais ampla (como dito, ele pode fazer parte de um look urbano), mas a mensagem por trás de seu uso continua a mesma: esbanjar sensualidade.

Nesse aspecto, ele partilha do status da cinta-liga e, quando combinado com ela e também com uma meia-calça sete oitavos, fica declarado que a mulher está usando todo o seu charme para seduzir o(a) parceiro(a). O espartilho também é conhecido por muitos como corselete.

Baby Doll

Tipos de lingerie para comprar

O baby doll é, geralmente, um conjuntinho de uma camisola bem curtinha (também chamada de mini-camisola) e uma calcinha. Há também alguns modelos que trazem apenas a camisolinha, então não dá para dizer que sempre será um conjunto.

Ainda hoje, é uma lingerie feminina sinônimo de beleza e elegância, já que suas peças são geralmente feitas de rendas, transparências com desenhos ou formas que valorizam o corpo da mulher, somando graciosidade a sensualidade.

Essas características fazem do conjunto uma lingerie indicada para uma noite especial a dois.

Shortdoll

Comumente confundida com o baby doll, a “shortdoll” é considerada uma lingerie feminina com o mesmo princípio do primeiro, porém usa uma camiseta (geralmente de algum tipo de malha), acompanhado de um short.

A semelhança entre essas duas “dolls” aparece em termos de “estrutura”; elas são dois conjuntos compostos por duas peças, mas possuem aspectos que as diferem bastante.

Apesar do short doll também poder ser sensual, ele é mais associado ao conforto e leveza, sendo uma peça para uma noite comum.

Negligê

Mais uma peça entre os tipos de lingerie para quem busca beleza e conforto. O Negligê é um hobbie delicado, elegante e sensual. Pode conter rendas, transparências e ser de tule ou seda, quando não os dois.

Tipos de lingerie e negligê

A sofisticação permite que ele seja usado por cima de camisolas ou outros tipos de lingerie.

Anágua

Sabe aquele vestido ou saia um pouco transparente, mas que você não quer deixar de usar? Então, a solução para seu problema é Anágua. Ela nada mais do que uma peça, normalmente fabricada com tecidos leves, como algodão, linho, musseline ou renda, utilizada por baixo da vestimenta.

Além de minimizar a transparência, a Anaguá também pode afinar a cintura e provocar volume na região do quadril. Também é conhecida como saia de armação.

Muita coisa, né? E agora, já se sente uma expert em tipos de lingerie feminina? Conheça mais opções e modelos de lingerie acessando a loja virtual da Recco. Por lá você vai encontrar peças de todas as cores a para todos os corpos.

    Nome

    E-mail

    Você também pode gostar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em Mundo Recco