História da lingerie #1: os anos 40 e a beleza feminina
Na hora de construir looks e escolher suas peças, nada melhor que contar com boas referências de moda. Com o passar do tempo, tendências são lançadas e passam a influenciar modelagens, como, por exemplo, as famosas lingeries dos anos 40.
O estilo vintage voltou com tudo para os guarda-roupas das fashionistas. As calças de cós alto, as blusas, as camisetas e até as peças de roupa íntima feminina feitas hoje em dia possuem muitas influências do retrô.
Continue a leitura e confira o que fez sucessos entre as mulheres nos anos 40 para se inspirar na hora de escolher suas roupas e montar seus looks!
A influência da 2ª Guerra Mundial
Fatores históricos modificam completamente o comportamento das pessoas e, também, a moda. Em 1939, a Segunda Guerra Mundial atingia a Europa e fez com que países estabelecessem políticas de racionamento de produtos, dentre eles os tecidos.
Assim, as fábricas focaram em produzir uniformes, paraquedas e bolsas para militares, fazendo com que as mulheres passassem a modificar suas roupas, repensando vestimentas.
Tecidos mais baratos também entram em foco, já que os recursos eram escassos. A viscose e a fibra-sintética atingem sua época de ouro e estouram entre as consumidoras.
Modelagem e peças
Influenciada pela produção militar, a moda passa a contar com modelagens mais retas, com ombros arredondados e mangas largas nos casacos, bolsos, botões, cintos e cores mais sóbrias.
A feminilidade era levada aos looks com cintos presos à cintura, modelando o corpo. Corpetes e lingerie com cinta-liga começaram a fazer sucesso para auxiliar nessa tarefa.
Com os homens na guerra, as mulheres ocupam espaço nas fábricas e, com isso, as calças passam a ser uma peça presente no guarda-roupa – fato que, até então, não era socialmente aceito.
Lingeries nos anos 40
As influências e as tendências da moda se estendem, também, para a história da lingerie. As pin-ups passam a estampar pôsteres e calendários com baby dolls, camisolas, sutiãs push-up e lingeries com espartilho.
A beachwear também se destaca com calcinhas de cós alto e sutiãs bem estruturados. Todas essas modelagens ajudavam diretamente na estruturação do corpo feminino, levando curvas e sensualidade às mulheres.
Modelos e atrizes, como Marilyn Monroe e Rita Hayworth, tornam essas peças ainda mais acessíveis ao público, influenciando o uso e o consumo de muitas mulheres.
Acessórios
Os acessórios mais produzidos e procurados pelas mulheres, na época, foram os de cabeça. Com a necessidade de manter as madeixas bem comportadas devido ao trabalho nas fábricas, chapéus, lenços, boinas e turbantes fizeram sucesso.
Além deles, presilhas, grampos e até quepes com estilo militar auxiliaram nesse processo.
O mundo da moda pós-guerra
Com o fim da guerra e a necessidade de estimular e movimentar capital, surge o termo prêt-à-porter, também conhecido como ready to wear.
Ele significa, em questões práticas, que as marcas e fábricas que antes faziam peças por encomenda passam a produzir em massa e comercializar de forma mais direta. Logo, o acesso à moda se torna mais prático e simples.
Por possibilitar um contato mais direto com a moda, por fazer com que as mulheres atingissem marcos importantes – como o acesso às calças – e por contribuir para a evolução das lingeries, a moda dos anos 40 influencia looks e desfiles até hoje.
Nos últimos anos, designers e estilistas têm revisitado o passado cada vez mais para criar coleções. Na hora de se produzir, é legal se lembrar dos cintos, da modelagem com foco nas curvas e da cintura alta, que conquistaram as mulheres da época.
Para tirar mais inspirações para o dia a dia e ficar por dentro das novidades, fique de olho nos próximos capítulos da série “História da Lingerie”, mensalmente lançados no blog da Recco.
Além disso, assine a newsletter e receba informações, dicas, e muito mais semanalmente na sua caixa de entrada. É só preencher o formulário abaixo!
parabens pelo otimo conteudo, gostei bastante do post !!!