Morando sozinha: 5 dicas para encontrar seu novo lar
Sair da casa dos pais e ter seu próprio canto é um passo importante na vida de qualquer pessoa. É um período de muitas descobertas, desafios, medos, alegrias e, acima de tudo, aprendizados. Se você quer começar um novo capítulo na sua vida morando sozinha, confira nossas dicas para passar por isso sem sofrimentos e curtindo muito cada momento. Dá só uma olhada!
Economize e faça reservas de emergência
Antes de qualquer passo, é preciso economizar e guardar um bom dinheiro para começar essa nova fase. Faça contas, veja o quanto precisa para pagar o aluguel, comprar os móveis e depois pagar todos os gastos diários (como mercado, internet, luz, etc) com folga e sem desespero. Fazer uma reserva de emergência é essencial também depois que você já se mudou, pois sempre há algum imprevisto – e a maioria custa dinheiro!
Faça listas, planeje, trace objetivos
Como tudo na vida, começar uma nova fase morando sozinha precisa de muito planejamento, pois torna todo o processo mais fácil, organizado e evita ao máximo confusões. Você pode usar um caderno, um bloco de notas ou até mesmo um aplicativo no celular para te ajudar na organização. Faça uma lista com suas prioridades, elenque tudo aquilo que precisa para realizar esse sonho e tenha todos os seus objetivos traçados com clareza.
Pesquise
Não tenha pressa na hora de escolher seu novo lar. Faça pesquisas, visite os imóveis, fale com as pessoas da vizinhança, busque o máximo de informações sobre o bairro e rua onde irá morar (segurança, barulho, movimentação, etc). Quanto mais você souber sobre os locais, mais fácil será na hora de decidir sua nova casa e, claro, evita futuros desapontamentos.
Tente comprar tudo antes de mudar
Se for possível, compre todos os móveis e outros pertences necessários antes de se mudar, assim você pode começar essa nova fase com mais conforto e comodidade. Há muitos sites e aplicativos de venda e troca disponíveis para você adquirir produtos semi-novos, de alta qualidade e sem muitos gastos, mas se você quiser comprar tudo novinho em folha, não tem problema: mas lembre-se de se planejar para isso!
Leve apenas o necessário para a casa nova
Aproveite o momento de mudança para começar a fase morando sozinha sem objetos desnecessários. É hora de separar tudo que você realmente usa, jogar fora o que já não faz mais sentido e doar ou vender aquilo que pode ser aproveitado por outra pessoa. Fazendo isso, você poderá organizar melhor seus pertences na casa nova e ir adquirindo novos itens sem culpa.
As dicas que separamos são simples, mas muito necessárias para que o processo de morar sozinha seja sem complicações e inesquecível. Faça um planejamento, economize, priorize aquilo que realmente importa e viva com intensidade essa fase nova tão boa e cheia de aprendizados. Boa sorte!