Abril é mês de quê? É mês de chá de lingerie

Todo mundo sabe que maio é o mês das noivas. Este status faz com que muitas mulheres escolham o período para marcar suas vidas, seja para oficializar o noivado, seja para realizar a própria cerimônia do casamento. E tal fato gerou significado a outras datas importantes para quem vai se casar. É o caso do chá de lingerie que, cada vez mais, vem sendo associado ao mês de abril, antecedendo o já tradicional mês das noivas.

Essa proximidade ao mês de maio é vista com muito bons olhos por todos. Isso porque o varejo pode oferecer promoções sazonais, conseguindo disponibilizar descontos ou condições comerciais favoráveis, ao mesmo tempo em que a clientela sai ganhando ao saber quando economizar ainda mais em situações especiais.

O que é um chá de lingerie?

Essa é a primeira pergunta que vem na cabeça de quem não conhece: afinal o que é um chá de lingerie? (confira o conteúdo que criamos sobre como organizar um chá de lingerie).

Resumindo, é um nome para uma festa que antecede ao casamento e que, assim como todos os outros tipos de chá (chá de bebê, chá de panela, chá casa nova, etc.), tem como intuito reunir pessoas próximas da noiva para presenteá-la, assim como participar de brincadeiras entre as envolvidas.

O nome tem realmente significou, por algum tempo, que os presentes eram lingerie feminina, no entanto, a liberdade de se criar sua própria festa permitiu que os presentes para a noiva podem ser variados. Isso acabou se tornando característica também do formato do chá de lingerie, que é bastante democrático. Ainda assim, há um consenso sobre alguns elementos que devem fazer parte dele.

O que deve ter num chá de lingerie?

A premissa do chá é ter presentes para a noiva, trazidos pelas participantes, que realizam algumas brincadeiras para animar a festa. A estrutura do chá é mais ou menos assim: a noiva convida a quantidade que desejar de amigas (sim, apenas mulheres).

O evento pode acontecer em qualquer lugar de comum acordo, casa, apartamento ou um salão. No convite, geralmente, a noiva apresenta informações do que quer ganhar, podendo ser explícita, apontando diretamente o que é o presente como um sutiã ou deixando abrangente, como “lingerie”.

Neste mesmo convite, devem estar todos os detalhes acerca do evento: dia, local, horário e, claro, o presente necessário. No dia do chá de lingerie, no entanto, os presentes são embrulhados de maneira que escondam seu conteúdo.

Isso acontece porque uma das principais brincadeiras do chá é a adivinhação: a noiva precisa saber o que é o presente apenas contemplando o embrulho e, caso não acerte, ela “paga um castigo”, estipulado anteriormente ou definido no momento.

Essa é apenas uma das possíveis brincadeiras presentes no evento. E, por padrão, as brincadeiras são definidas pelas madrinhas do casamento, levando em conta a proximidade e intimidade delas.

Outros elementos comuns no evento é a presença de comes e bebes. Trata-se de uma festa que, normalmente, envolve um grupo razoável de pessoas que ficarão um tempo juntas.

Checklist rápido de como fazer um chá de lingerie

Convites: faça uma lista de pessoas convidadas, confeccione os convites e garanta que todas as informações estejam claras: local, data e hora do evento. No mesmo convite, especifique se houver alguma limitação, por exemplo: o tipo de traje, se é preciso levar algum item além do presente e, claro, qual o presente deseja receber (atualmente, muita gente faz convites virtuais mesmo, enviando uma mensagem por e-mail ou celular).

A única ressalva quanto a isso é: garanta que as pessoas receberam e leram seu convite). Como a festa é voltada para as mulheres, é muito comum acontecer um evento paralelo para os maridos e agregados das convidadas. Se assim for, saiba que é possível ter a organização de dois eventos, mas, neste caso, o noivo pode tomar conta.

Organização da festa: no local, se você for usar uma decoração, claro que tudo deve ser arranjado antes. A maior responsável por isso é a madrinha, então, a comunicação é importante para que não haja surpresas, como um tema que a noiva não goste.

Se a festa for em lugar de acesso restrito, garantas que as identificações, como nome na lista, estejam corretas e que os trajes são aceitos no lugar;

Comes e bebes: tudo vai depender de quanto tempo de duração terá o chá e quantas pessoas serão convidadas. A quantidade pode ser calculada facilmente com qualquer “calculadora de festas”. A grande questão é saber escolher os alimentos de acordo com a dieta das presentes.

O ideal é perguntar mesmo e saber o que elas podem ou não comer para que não haja surpresas ou exclusões na hora;

Brindes e presentes: é comum um chá de lingerie oferecer uma lembrancinha para as participantes. A madrinha também pode ficar responsável, porém a noiva participa dessa escolha.

Há inúmeras opções de brindes que vão desde utensílios domésticos personalizados, como uma xícara com a data e o nome do evento, como também itens de uso pessoal como um chinelo ou uma camiseta.

Itens consumíveis também podem ser uma opção: caixinha de doces ou tubetes.

Brincadeiras: uma parte importante da festa, tanto quanto delicada. A lista de brincadeiras é de responsabilidade da madrinha para garantir que nada seja ofensivo ou constrangedor para qualquer uma das convidadas presentes – e isso inclui a própria noiva.

E você, o que achou? Já participou de algum chá de lingerie? O que você acha que não pode faltar no evento e, de repente, não está aqui na lista. E se você está para organizar um desses, o que mais você gostaria de colocar só que ainda está na dúvida? Deixe seu comentário aí embaixo e vamos conversando.

Sem comentários

Deixe o seu comentário